Cor e tingimento das sobrancelhas

24/06/2011 16:57

 Ao contrário do que muitas pessoas pensam as sobrancelhas não são apenas um detalhe no rosto, e sim, a moldura dele. Quando bem feitas elas deixam os traços mais harmoniosos e ajudam na hora de aplicar a maquiagem. Mas se não forem bem cuidadas, podem alterar até mesmo a expressão.

Sobrancelhas muito grossas e com os fios desalinhados, podem deixar o olhar fechado e desvalorizar o rosto. Por outro lado, sobrancelhas muito finas já não estão mais em alta.

Pensando nas dúvidas que geralmente surgem principalmente sobre falhas e tingimento dos pelos, o Portal da Maquiagem conversou com o beauty artist e design de sobrancelhas Renato Mardonis, do salão paulistano Lovic Cabeleireiros.

Portal da Maquiagem: É verdade que harmonizar a cor das sobrancelhas com a cor da pele e dos cabelos exige bom senso?
Renato Mardonis: Sim, isso porque sobrancelhas muito escuras deixam o semblante pesado, ao mesmo tempo em que sobrancelhas muito claras apagam a expressão.
PM: Existe uma regra?
RM: O tom ideal para se alcançar um resultado natural é que elas sejam até, no máximo, dois tons abaixo dos cabelos, ou seja, mais escuros. Por exemplo, se o cabelo da cliente for loiro num tom aproximado de 7, suas sobrancelhas devem chegar ato o tom 5, castanho claro.

PM: Então as sobrancelhas não devem ser exatamente da mesma cor que o cabelo?
RM: Nunca devem ser iguais. As ruivas, por exemplo, devem manter tons neutros, evitando usar tons avermelhados. Já as loiras, descolorir as sobrancelhas para ficar exatamente no tom dos cabelos não é ideal. Principalmente por que sobrancelhas marcadas estão em alta.
PM: Como é feito o processo de tingimento de sobrancelhas?
RM: Existe no mercado uma tinta ideal para tingir sobrancelhas e cílios. Por ser muito perto dos olhos, não se recomenda usar a tinta convencional. Estas tintas específicas duram mais nos fios, principalmente por se tratar de um local muito exposto, onde são aplicados muitos outros produtos cosméticos, como cremes e maquiagens.
PM: Em caso de sobrancelhas tingidas, é necessário fazer retoque de quanto em quanto tempo?
RM: Quando o tom da tinta é mais escuro que o tom natural das sobrancelhas, ela sai sem deixar "'raiz". Nesses casos, retocar em 20 ou 30 dias é suficiente. Já quando as sobrancelhas são descoloridas, exigem um retoque mais frequente - 15 dias -, pois aparece a raiz escura com menos intervalo de tempo, no máximo 15 dias. Já para aquelas que tingem por que já tem fios brancos, pode variar conforme o crescimento deles.

PM: Qual a melhor maneira de disfarçar as falhas?

RM: Com a sombra se obtém um resultado mais natural, mas existem lápis que suprem esta necessidade de forma eficiente. O ideal é optar por tons de marrons mais acinzentados, e retirar o excesso do produto aplicado com uma escovinha de sobrancelhas.

PM: Tem como você explicar em um rápido passo a passo esse processo?
RM: Passe a sombra utilizando um pincel chanfrado ou faça pequenos riscos com o lápis onde tiver falhas. Depois de preencher todas elas, esfume com um pincel para sobrancelhas (aqueles com escovinha e pentinho do outro lado, ou aqueles para aplicar máscara de cílios). E, por último, aplique um gel incolor para manter os fios alinhados.